fbpx

Panela de ferro para assar pão

Em nosso curso de pães de fermentação natural, ensinamos como usar uma panela de ferro para assar os pães. Esse post visa explicar um pouco sobre como é uma panela de ferro ou dutch oven.

Panela de ferro fundido, dutch oven ou forno holandês?

As panelas de ferro também são conhecidas como dutch oven ou forno holandês. No Brasil são mais conhecidas no interior ou entre home bakers que assam seus pães de fermentação natural em dutch ovens, imitando fornos profissionais.

Origem do Dutch Oven ou Forno Holandês

De onde vem um forno holandês? Esta é uma pergunta comum, mas sua resposta é difícil, pois há uma variedade de respostas em circulação.

Embora seja fácil definir o que é um “forno holandês” moderno, a história do mesmo pode ser um pouco mais difícil de rastrear, já que panela com este nome não é realmente holandesa.

Depois de analisarmos várias fontes, achamos que a história do forno holandês pode ser melhor resumida em três momentos distintos no tempo. Estes eventos são todos passos chave na criação do forno holandês como ele pode ser encontrado hoje.

História da Holanda
Nos Países Baixos, um “forno holandês” é designado por braadpan, que se traduz aproximadamente por fritadeira ou assadeira. O design holandês moderno atualmente utilizado transformou-se numa frigideira de aço esmaltado, utilizada principalmente para fritar carnes. Eles são uma panela de aço mais leve e mais barata para o que são agora considerados um “forno holandês” .

É mais parecido com os potes pesados com tampa que podem ser usados no fogão, ou em um forno como caçarolas.

História Inglesa
Os holandeses começaram a produzir as suas panelas fundidas no século XVII, criando uma gama de panelas, frigideiras e caçarolas. Estes foram inicialmente fundidos em latão. O seu processo utilizava areia para fazer os moldes e produzia um vaso de alta qualidade com uma superfície lisa, em comparação com os ingleses da época, que utilizavam argila e barro.

Interessado em suas técnicas eficazes, o inglês Abraham Darby visitou a Holanda para observar este processo de fundição. Ele retornou à Inglaterra e, ao tentar criar um produto mais barato, refinou ainda mais o processo para usar o metal mais econômico do ferro fundido. Darby eventualmente em 1707 patenteou um procedimento de fundição e chamou-o de “forno holandês”, explicando assim a origem do nome holandês para esta panela de cozinha.

História Americana
Os americanos então trouxeram esses potes ingleses para sua nova colônia e continuaram a fazer mudanças no estilo inglês do forno holandês durante a era colonial. Paul Revere, o famoso Patriot, é creditado por adicionar pernas aos potes e projetar a tampa plana com uma crista para segurar o carvão.

Colonistas e colonizadores usaram este utensílio de cozinha pela sua versatilidade e durabilidade. Famosamente, Lewis e Clark levavam consigo fornos holandeses em suas expedições pelo oeste americano e foi um dos poucos itens que levaram para casa após a conclusão de sua expedição.

O forno holandês era um bem precioso, usado por pioneiros, fazendeiros, mineiros e fazendeiros.
Em 1896, Joseph Lodge construiu uma fundição de ferro fundido no Tennessee, onde a Lodge Company ainda produz seus famosos fornos holandeses de ferro fundido.

Panela de ferro fundido ou forno holandês
Panela de ferro fundido ou forno holandês

 

Por que usar a panela de ferro para fazer pães artesanais

As panelas de ferro fundido são usadas por padeiros caseiros pois elas imitam o ambiente encontrando em fornos profissionais.
Sua vedação, quase perfeita, favorece que a umidade do pão permaneça dentro da panela enquanto o pão é assado.

Como usar a panela de ferro para fazer seus pães artesanais

A panela de ferro mais indicada para assar os pães artesanais são as do tipo caçarola. Para assar os pães, coloque sua panela com a tampa para pré aquecer no forno por 30 minutos na temperatura máxima do forno.

Quando a panela estiver bem quente, abra a panela e coloque o pão na tampa da panela. Isso mesmo, o pão será assado na tampa! E o fundo da panela funcionará como a tampa.

Pão artesanal assado na tampa da panela de ferro
Pão artesanal assado na tampa da panela de ferro

Coloque o pão com a panela tampada para assar por 15 a 20 minutos em fogo máximo.

Após esse tempo, retire o fundo da panela (que está funcionando como tampa) e deixe o pão assar por mais 20 minutos destampado para ganhar cor!

Usando a panela de ferro para outros preparos

O interessante desse tipo de panela de ferro é que você pode usá-la como caçarola para preparos inteiros, pode servir o prato na própria panela, fritar bifes, fazer ensopados ou servir um brunch.

Brunch servidor na panela de ferro
Brunch servido na panela de ferro
Gostou do conteúdo? Ajude-nos compartilhando!