Receita de pão italiano ou pão branco

Pão italiano de fermentação natural

O pão italiano é a forma como os brasileiros chamam o pane bianco (pão branco). É um pão artesanal simples, mas muito saboroso, que pode ser a base para muitas preparações: brusquetas, crostines, base para patês, servido apenas com azeite, etc… É um pão versátil.

Ele é o pão que sugerimos aos padeiros caseiros para começar suas aventuras no mundo do pão artesanal, por se tratar de uma receita de pão caseiro simples. É o pão que ensinamos em nosso curso de pão artesanal.

Receita de pão italiano

  • 500 gramas farinha branca
  • 150 gramas fermento natural
  • 350 gramas água
  • 10 gramas água fria
Panificação
pão caseiro, pão italiano

Pão italiano de fermentação natural
Pão italiano de fermentação natural também conhecido como pão italiano branco

Ingredientes do pão italiano:

Aqui está uma receita de pão artesanal italiano de fermentação natural usando sourdough que leva cerca de 24 horas para ficar pronta, incluindo os tempos de fermentação:

  • 500g de farinha (100%)
  • 150g de fermento natural (30%)
  • 350g de água fria (70%)
  • 10g de sal (2%)

Instruções

Dia 1:

  1. Em uma tigela grande, misture o fermento natural, a farinha, o sal e a água. Misture até que todos os ingredientes estejam incorporados e a massa fique lisa. Esse método se chama fermentólise, um processo derivado da autólise. A diferença entre eles é que na fermentólise coloca-se o fermento e o sal junto com a farinha e a água para hidratar.
  2. Cubra a tigela com plástico filme e deixe a massa descansar por cerca de 30 minutos. Esse processo já começa a desenvolver o glúten.
  3. Após 30 minutos, faça um stretch and fold na massa. Para isso, pegue uma borda da massa e estique-a para cima e dobre sobre o centro. Repita com as outras três bordas. Isso ajuda a desenvolver o glúten na massa.
  4. Cubra a tigela novamente e deixe a massa descansar por mais 30 minutos.
  5. Repita os passos 3 e 4 mais duas vezes, para que você tenha feito um total de 3 stretch and folds, cada um seguido por um descanso de 30 minutos.
  6. Após o último descanso de 30 minutos, modele a massa em uma bola, dobrando as bordas para baixo e criando tensão na superfície. Coloque a massa em um banneton levemente enfarinhado ou uma tigela forrada com um pano de cozinha enfarinhado.
  7. Cubra o banneton ou a tigela com plástico filme e deixe a massa fermentar na geladeira durante a noite (12-16 horas).

Dia 2:

  1. Preaqueça o forno a 230°C e coloque uma panela para pão para aquecer por 1 hora.
  2. Retire a massa da geladeira e remova o plástico filme. Inverta cuidadosamente a massa sobre um pedaço de papel assalight ou dover.
  3. Faça cortes na superfície da massa com uma faca afiada ou uma lâmina de pão, fazendo um padrão de cruz ou jogo da velha ou qualquer tipo de corte da sua preferência.
  4. Transfira cuidadosamente a massa para a panela de ferro fundido. Asse por 20-25 minutos com a tampa.
  5. Após 20-25 minutos, retire a tampa da panela e asse por mais 20-25 minutos ou até que o pão fique dourado.
  6. Retire o pão do forno e deixe esfriar em uma grade por pelo menos 30 minutos antes de fatiar e servir.

Aproveite seu delicioso pão branco de fermentação natural!

Não deixe de ver o post sobre Qual a melhor farinha para fazer pão.

Caso não entenda as porcentagens da receita acima, veja o post sobre Fórmula de padeiro.

 

Share this article:
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email